Finanças: Como planejar e organizar o seu dinheiro!

Muitos de nós temos uma dificuldade gigante para planejar nossos gastos e mais ainda de poupar dinheiro. Cada um de nós temos sonhos e objetivos na vida, e um dos meus, é chegar aos 30 anos e poder ter o meu legado. Seja a minha empresa, o meu automóvel ou o meu apartamento. Para isso é preciso dinheiro! E se eu for ficar esperando o dia que vou ganhar muito dinheiro make Money com as minhas habilidades, capacidades e o meu trabalho quando eu chegar aos 30 não terei nada, pois terei gasto tudo com cerveja, lanches e comida japonesa. Nesse mês de junho, a proposta desta tag foi diferente. Ao invés de propor um desafio para mim aqui no blog e segui-lo, preferi por a mão na massa primeiro e depois compartilhar com vocês o resultado dessa experiência! E o desafio está sendo “Planejar e Organizar o Meu Dinheiro”, com o objetivo de Controlar e Poupá-lo.

2013-06-12 11.50.10

O primeiro passo foi anotar e somar todos os gastos fixos e contas que teria que arcar no mês de junho. ex: transporte, xerox, aluguel, luz, cartão de crédito, cheque especial. Depois, anotei e somei, aproximadamente, o que eu tinha pra receber. Só pra constar, eu já tinha feito isso muitas outras vezes, porém o que dava errado era o fato de não controlar e acompanhar esse planejamento. O segundo passo foi confeccionar envelopes para poder separar os gastos e suas funções. ex: transporte, aluguel, vida social, alimentação, assim eu consigo visualizar o que posso e devo fazer com o dinheiro. Essa medida faz com que eu controle os meus gastos e tenha dinheiro no final do mês para comer, para pagar a luz, para poder ir pra faculdade, sem passar aperto. 2013-06-27 11.17.33 O terceiro passo foi me organizar psicologicamente nos meus gastos supérfluos. Nesse mês, eu não defini quanto eu gastaria com vida social, mas vagamente, eu controlei meus impulsos, e junto com o hábito de alimentação saudável que estou construindo (assunto que será postado em breve) tenho evitado gastar com bebidas, lanches e supérfluos durante a semana. Assim consigo gastar com o necessário e poupar $$$$ xD. Por fim, o último passo foi construir o hábito de anotar todos os gastos diários na minha agenda. Assim, no final do mês vou poder somar já somei todos os gastos supérfluos e essenciais que tive e fazer um balanço para me planejar para o próximo mês. O planejamento do mês de Julho está parcialmente feito e com mais clareza devido à experiência que tive no mês de junho. Mas esse é assunto para próximos posts.

Deixe uma Resposta

