Quais são meus pontos fortes e pontos fracos?

“Aponte para mim três pontos fortes e três pontos fracos que você considera ter.” A maioria dos jovens detesta essa frase na hora da entrevista para um estágio/emprego. Mas por quê? Muitos não gostam de falar sobre suas características, pois, acredite ou não, a maioria não tira um tempo para refletir sobre seu comportamento e suas habilidades diante de situações e acabam por não saber o que deveria responder, afinal, se você mesmo não se conhece como você quer que os outros te conheçam?

Autoconhecimento é essencial para a busca do desenvolvimento, seja pessoal e/ou profissional. Só analisando suas forças e fraquezas que você vai conseguir traçar estratégias claras de melhorias para sua vida.

Que tal fazermos essa análise, juntos, nesse exato momento? Vamos usar a Matriz SWOT (anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: ForçasFraquezasOportunidades e Ameaças.), que é uma ferramenta bastante utilizada nas empresas para desenvolver estratégias.

Em um papel ou no seu computador, faça um quadro como esse:

quadro swot

Agora, em pontos fortes descreva características que você considera fazer bem e o que as pessoas costumam te elogiar por fazer bem. Se você ainda não tem experiência profissional pense nas suas experiências de faculdade, na igreja ou em algum grupo social que você participa ativamente. Gosta de realizar trabalhos em grupo? Está sempre tomando partido de alguma coisa? Gosta de organizar eventos da turma? Ou é mais metódico e prefere analisar e organizar seus trabalhos e tarefas?

Em pontos fracos, pense nos aspectos que você sempre deixa a desejar, o que você evita fazer, o que você se sente desconfortável, aquilo que te incomoda e que não te ajudam a ir para frente.

Em oportunidades, aponte tudo que existe no ambiente ao seu redor que pode te ajudar no seu desenvolvimento. Ou seja, tudo que você pode recorrer para ser alguém melhor. Ex: Cursos, faculdades, ONGs, Empresas Juniores, conhecidos na área de atuação, etc.

Em ameaças, aponte tudo o que você vê como obstáculo, aquilo que te impede a fazer algo. (Ex: Meu namorado não deixa isso, meus pais não aprovam aquilo, não tenho dinheiro, minha timidez e/ou outros pontos fracos já me fizeram desistir de alguma coisa, sempre viajo para casa dos meus pais e não posso fazer compromissos aos finais de semana, etc.)

Não existe um limite, mas tente apontar pontos chaves que serão utilizados para criar estratégias para seu desenvolvimento.
Abaixo, veja a minha matriz SWOT e em seguida as conclusões que tirei a partir dela:

minha matriz

Como posso ressaltar meus pontos fortes unindo as oportunidades e me desenvolver?

  •  Criar um blog e compartilhar experiências;
  •  Facilitar treinamentos/ workshops para Empresários Juniores e para membros da AIESEC;
  •  Ir a eventos, conhecer pessoas, fazer networking e divulgar meu blog e marketing pessoal;

Como posso desenvolver meus pontos fracos e diminuir as ameaças visando todo o contexto que pode me ajudar?

  •  Organizar minhas tarefas e criar um cronograma com metas a ser seguido (estudar inglês, assistir série, ler, escrever blog, responder e-mails, etc.);
  • Organizar, preparar reuniões com antecedência;
  • Marcar compromissos importantes na parte da tarde, acordar mais cedo para realizar tarefas de cunho pessoal;
  • Trabalhar na faculdade como bolsista, vender doces, bolos, ou sanduíches naturais para complementar a renda.

Assim, conseguimos enxergar claramente as nossas principais características e podemos traçar alguns caminhos. Façam perguntas para você mesmo, de como você pode melhorar, de como você pode se desenvolver e quais os recursos e ferramentas você pode usar para que isso aconteça e VÁ EM FRENTE!

 

Obs: Esse post foi escrito por mim em 20 de Agosto, 2012 e movido para esse novo endereço.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s